quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PLANO DE ENSINO ANUAL - SEXTO ANO/ FUNDAMENTAL II


DISCIPLINA – PORTUGUÊS/ GRAMÁTICA

SEMESTRE
CONTEÚDO
GÊNEROS TEXTUAIS
(orais e escritos)
ANÁLISE LINGUISTICA
(PRIMEIRO)
De 21/02
A
22/05
  • Conversação dirigida;
  • Diálogo argumentativo;
  • Relato de experiência; vivida
  • Biografia;
  • Poema;
  • Conto;
  • Letra de canção;
  • Texto de divulgação científica;
  • Crônica;
  • Provérbio;
  • Romance (fragmentos)
  • Ortografia: g/j, m antes de p e b, s/z/ SS/c
  • Homônimos
  • Conotação e denotação
  • Ordem alfabética;
  • Uso do dicionário;
  • Sílaba;
  • Divisão silábica;
  • Classificação da palavra quanto ao número de sílabas;
  • Classificação, quanto à tonicidade;
  • Acentuação das paroxítonas;
  • Tipos de frase;
  • Sinais de pontuação;
  • Letra e fonema;
  • Dígrafo;
  • Encontros vocálicos;
(SEGUNDO)
De 23/03
A
31/08
  • Sinopse;
  • Relato de experiência vivida;
  • Diálogo argumentativo
  • Crônica;
  • Notícia
  • Reportagem;
  • Infográfico;
  • Resenha
  • Carta ao leitor
  • Coesão;
  • Uso das aspas;
  • Substantivo: identificação, classificação, flexões de gênero, número e grau;
  • Discurso direto/indireto;
  • Artigo;
  • Ortografia: g/j , –esa/eza,;
  • Acentuação de proparoxítonas;
  • Coerência;
  • Divisão silábica - revisão;
  • Encontro consonantal;
  • Adjetivos;
  • Locução adjetiva;
  • Adjetivos pátrios;
  • Verbo – identificação;
(TERCEIRO)
De 01/09
A
16/12
  • Exposição oral
  • Charge;
  • Cartum;
  • Notícia;
  • Nota;
  • poema;
  • Artigo de opinião
  • Relato de opinião;
  • Relato de experiência;
  • Paródia;
  • Propaganda;
  • Conto;
  • Reportagem;
  • Pronome;
  • Variedade lingüística;
  • Acentuação gráfica das paroxítonas - revisão
  • Pronome como elemento coesivo;
  • Pronome possessivo;
  • Pronomes de tratamento;
  • Acentuação gráfica das: oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas – revisão;
  • Linguagem formal e informal;
  • Verbos regulares – modo indicativo;
  • Radicais gregos e latinos;
  • Numeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário