sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Planejamento Quinzenal - Primeiro/EM


Nº aulas


OBJETIVOS


CONTEÚDO

ATIVIDADES


METODOLOGIA



4 aulas

Refletir sobre o uso da língua em seus mais diferentes contextos

Importância da história e origem da língua

Reconhecer os  e utilizar os diferentes códigos e linguagens aplicáveis  em  um texto.

Origem das línguas e do idioma Português

Leitura e interpretação de textos

Diferentes linguagens


Textos verbais e não-verbais


Análise de um artigo (pg.-02 apostila) em sala de aula.

Exercícios das pg. 2, 3, 4 e 5.

Produção textual


Atividade extra sobre  textos verbais e não-verbais

Uso da apostila e material complementar

Aula expositiva dialogada

Lousa digital

Exibição de imagens e vídeos relacionados ao texto

Planejamento Quinzenal - Segundo/EM


Nº aulas


OBJETIVOS


CONTEÚDO

ATIVIDADES


METODOLOGIA



4 aulas

Reconhecer as características que fundamentam um texto de cunho argumentativo

Compreender o uso da paragrafação como peça fundamental para interpretação e organização textual. 

Importância da oração na construção do parágrafo

Identificar as partes de um texto

Termos essências da oração: tipos de sujeito e, de predicado

Paragrafação

Leitura e interpretação de textos

Artigo de opinião

Análise de um artigo (pg.-02 apostila) em sala de aula.

Exercícios das pg. 3; 4 e 5.

Produção textual


Atividade extra sobre parágrafo.

Uso da apostila e material complementar

Aula expositiva dialogada

Lousa digital

Exibição de imagens e vídeos relacionados ao texto

Planejamento Quinzenal - Terceiro/EM



Nº aulas


OBJETIVOS


CONTEÚDO

ATIVIDADES


METODOLOGIA



4 aulas

Refletir sobre comunicação e os meios existentes

Reconhecer os diferentes códigos e linguagens aplicadas em um texto. 

Revisar ortografia e assimilar  o novo acordo

Identificar as partes de um texto

Conhecer o valor semântico dos  radicais

Examinar o papel  da estrutura e formação das palavras na construção do sentido do texto


Introdução ao estudo da Língua das diferentes linguagens

Linguagem verbal e não-verbal

Intertextualidade

Ortografia: acentuação gráfica e hífen

Novo acordo

Morfologia: formação das  palavras

Leitura e análise linguística de um texto extra.


Exercícios extras

Exercícios da apostila frente 1  - pg. 57/58.





Uso da apostila e material complementar

Aula expositiva dialogada

Lousa digital

Exibição de imagens e vídeos relacionados ao texto

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tarefas para a próxima semana

  • 1º Ano - ensino médio:
Atividades das páginas 1 e 2 da apostila
  • 6º Ano - Fundamental II/ mat.:
Atividades da página 3 da apostila;
  • 7º Ano - Fundamental II/ mat.:
Leitura dos textos das páginas 2 e3 e
Questões 1 e 2 da páginas 4 da apostila;

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palestra

A palestra sobre Bullying, realizada durante a aula de Gramática do nono ano, foi interessante e nos fez "abrir os olhos" para situações presentes no nosso dia-a- dia.
Ao lado, encontra-se o Folder utilizado pela palestrante. Você sabe o que é um Folder? Quando e como ele deve ser utilizado? O que você achou da palestra?

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Planejamento Quinzenal - SEXTO ANO/ FUNDAMENTAL II


OBJETIVO
  • Aprender a ler o mundo das mais diferentes formas
  • Relacionar as leituras com o contexto;
  • Inferir em uma leitura
CONTEÚDO
  • Texto verbal e não- verbal
  • Oralidade e escrita
  • Ortografia
ATIVIDADES
  • Leitura e interpretação de textos verbais e não-verbais
  • Exercícios referentes ao texto
  • Leitura e análise da figura presente na apostila 1 p. 2

METODOLOGIA
  • Exposição oral dos alunos;
  • Execução de exercícios extras;
  • Exibição de audiovisual;
  • Uso da lousa digital.

AVALIAÇÃO
  • Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.
  • Produção textual

Planejamento Quinzenal - SÉTIMO ANO/ FUNDAMENTAL II

CRONOLOGIA
4 aulas

OBJETIVOS
  • Reconhecer o elementos que constituem uma crônica a fim de produzir uma
  • Identificar a linguagem formal e informal e em quais gêneros elas se encaixam
  • Compreender a relação entre gêneros textuais e função social/ linguagem adequada
CONTEÚDOS
  • Linguagem formal e informal
  • Legenda
  • Texto expositivo/ informativo
  • Blog
  • internetês

ATIVIDADES
  • Leitura , interpretação e análise de diferentes gêneros textuais que apresentam linguagem formal e informal
  • Exercícios referentes ao texto
  • Uso da apostila pg. 1 a 13

METODOLOGIA
  • Correção dos deveres e resolução das dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da correção.
  • Leitura comparada de textos
  • Uso da lousa digita, revistas vídeos

Planejamento Quinzenal - OITAVO ANO/ FUNDAMENTAL II

CRONOLOGIA
  • 4 a 5 aulas

OBJETIVOS
  • Identificar, inferir compreender as informações contidas nos textos não verbais;
  • Interpretar as diferentes linguagens aplicadas em um texto
  • Reconhecer elementos lingüísticos fundamentais para uma boa propaganda
CONTEÚDO
  • Leitura de Imagem
  • Conotação e denotação
  • Citação oral de provérbio
  • Paródia
  • Intertextualidade e propaganda

ATIVIDADES
  • Análise da obra (pg.3)
  • Exercícios referentes ao texto 1 das pág 4 a 7.
  • Produção textual em sala de aula.

METODOLOGIA
  • Uso da lousa digital e de textos presentes
  • Abrir espaço para que os alunos exponham o que sabem sobre provérbios
  • Exibição de diferentes propagandas e possíveis interpretações

AVALIAÇÃO
  • Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;
  • Estar em dia com, contudo e atividades propostas;
  • Produzir uma propaganda
  • Pesquisa sobre provérbios

Planejamento Quinzenal - NONO ANO/ FUNDAMENTAL II

CRONOLOGIA

4 a 5 aulas


OBJETIVOS

  • Leitura e interpretação de textos


  • Relacionar o uso das conjunções com a sintaxe e produção textual

  • Perceber a importância das conjunções para compreensão e interpretação textual
  • Capacitar para percepção das partes principais de um texto
  • Conhecer as partes que constituem uma resenha a fim de produzir uma.



CONTEÚDO

  • Resenha Crítica
  • Objetivo da resenha crítica
  • Diálogo argumentativo e relatos de experiencias
  • Conjunções coordenativas e subordinativas
  • Resumo



ATIVIDADES

  • Leitura e interpretação de um texto referente a pontuação
  • Exercícios referentes ao texto das pg. 1 a 12.
  • Produção de resenha
  • Exercício produzido pela professora


METODOLOGIA

  • Leitura e análise da resenha presente na apostila 1 pg. 3
  • Análise do texto e sua função social;
  • Exposição oral dos alunos acerca de seus conhecimentos prévios sobre resenha;
  • Execução de exercícios a respeito das regras
  • Exibição de audiovisual para futura produção de resenha, debate prévio sobre o vídeo.
  • Reescritura e análise coletiva do texto produzido pela turma.
  • Participação oral durante as aulas, bem como exposição de dúvidas acerca do conteúdo;



AVALIAÇÃO

  • Estar em dia com, contudo e atividades propostas;
  • Produzir um resumo – atividade extra-apostila;
  • Produção e re-escritura de uma resenha.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PLANO DE ENSINO ANUAL - SEXTO ANO/ FUNDAMENTAL II


DISCIPLINA – PORTUGUÊS/ GRAMÁTICA

SEMESTRE
CONTEÚDO
GÊNEROS TEXTUAIS
(orais e escritos)
ANÁLISE LINGUISTICA
(PRIMEIRO)
De 21/02
A
22/05
  • Conversação dirigida;
  • Diálogo argumentativo;
  • Relato de experiência; vivida
  • Biografia;
  • Poema;
  • Conto;
  • Letra de canção;
  • Texto de divulgação científica;
  • Crônica;
  • Provérbio;
  • Romance (fragmentos)
  • Ortografia: g/j, m antes de p e b, s/z/ SS/c
  • Homônimos
  • Conotação e denotação
  • Ordem alfabética;
  • Uso do dicionário;
  • Sílaba;
  • Divisão silábica;
  • Classificação da palavra quanto ao número de sílabas;
  • Classificação, quanto à tonicidade;
  • Acentuação das paroxítonas;
  • Tipos de frase;
  • Sinais de pontuação;
  • Letra e fonema;
  • Dígrafo;
  • Encontros vocálicos;
(SEGUNDO)
De 23/03
A
31/08
  • Sinopse;
  • Relato de experiência vivida;
  • Diálogo argumentativo
  • Crônica;
  • Notícia
  • Reportagem;
  • Infográfico;
  • Resenha
  • Carta ao leitor
  • Coesão;
  • Uso das aspas;
  • Substantivo: identificação, classificação, flexões de gênero, número e grau;
  • Discurso direto/indireto;
  • Artigo;
  • Ortografia: g/j , –esa/eza,;
  • Acentuação de proparoxítonas;
  • Coerência;
  • Divisão silábica - revisão;
  • Encontro consonantal;
  • Adjetivos;
  • Locução adjetiva;
  • Adjetivos pátrios;
  • Verbo – identificação;
(TERCEIRO)
De 01/09
A
16/12
  • Exposição oral
  • Charge;
  • Cartum;
  • Notícia;
  • Nota;
  • poema;
  • Artigo de opinião
  • Relato de opinião;
  • Relato de experiência;
  • Paródia;
  • Propaganda;
  • Conto;
  • Reportagem;
  • Pronome;
  • Variedade lingüística;
  • Acentuação gráfica das paroxítonas - revisão
  • Pronome como elemento coesivo;
  • Pronome possessivo;
  • Pronomes de tratamento;
  • Acentuação gráfica das: oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas – revisão;
  • Linguagem formal e informal;
  • Verbos regulares – modo indicativo;
  • Radicais gregos e latinos;
  • Numeral.

PLANO DE ENSINO ANUAL - SÉTIMO/ FUNDAMENTAL II

DISCIPLINA – PORTUGUÊS/ GRAMÁTICA
SEMESTRE
CONTEÚDO
GÊNEROS TEXTUAIS
(orais e escritos)
ANÁLISE LINGUISTICA
(PRIMEIRO)
De 21/02
A
22/05
  • Legenda
  • Texto expositivo
  • Paródia
  • Conversação dirigida;
  • Blog
  • Relato de viagem
  • Lei
  • Exposição oral - teatro
  • E-mail
  • Capa de revista
  • Narrativa ficcional
  • Quadrinha
  • Conto popular
  • Letra de canção
  • Linguagem formal e informal
  • Homônimos e parônimos;
  • Intertextualidade;
  • Verbo – modo subjuntivo;
  • Artigo;
  • Discurso de autoridade;
  • Substantivo composto;
  • Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos;
  • Verbos - formas nominais;
  • Particípio regular e irregular;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Parônimos
(SEGUNDO)
De 23/03
A
31/08
  • Exposição oral;
  • Texto de opinião
  • Conto;
  • Piada
  • Adivinha ;
  • Relato histórico ;
  • Conto alegórico;
  • Enquete;
  • propaganda
  • Pronomes pessoais – revisão
  • Pronomes indefinidos;
  • Ortografia
  • Acentuação gráfica: monossílabos tônicos; oxítono, paroxítonos, ditongos abertos;
  • Classes gramaticais;
  • Verbos irregulares – modo indicativo e subjuntivo;
  • Frase e oração
  • Tipos de frase
(TERCEIRO)
De 01/09
A
16/12
  • Exposição oral;
  • Cartaz;
  • Panfleto;
  • Notícia;
  • Nota Jornalística;
  • Narrativa de aventura
  • Texto dramático;
  • Nota jornalística;
  • Legenda;
  • Programa teatral;
  • Folder;
  • Infográfico;
  • Ficha de inscrição;
  • Manual de comporto
  • Coesão;
  • Acentuação gráfica hiatos
  • Ortografia: há/a, em vez de / ao invés de, se não/ senão;
  • Crase, combinação, contração;
  • Formação de palavras - derivação prefixal e sufixal
  • Verbos - modo imperativo;
  • Advérbios e locuções adverbiais;
  • Sujeito e predicado (definição);
  • Sujeito simples e composto;
  • Acento diferencial;
  • Emprego das formas eu e mim;
  • Homônimos;

PLANO DE ENSINO ANUAL - OITAVO/ FUNDAMENTAL II


DISCIPLINA – PORTUGUÊS/ GRAMÁTICA

SEMESTRE
CONTEÚDO
GÊNEROS TEXTUAIS
(orais e escritos)
ANÁLISE LINGUÍSTICA
(PRIMEIRO)
De 21/02
A
22/05
  • Provérbio
  • Diálogo argumentativo
  • Poema
  • Verbete
  • Exposição oral
  • Debate regrado
  • Narrativa mítica
  • Citação oral de provérbio
  • Resumo
  • Relato biográfico
  • Carta ao leitor
  • Propaganda
  • Notícia
  • Verbos impessoais: haver e fazer;
  • Uso do porquê;
  • Paródia
  • Intertextualidade e propaganda
  • Acentuação gráfica das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Palavras cognatas;
  • Pontuação;
  • Oração, frase e período;
  • Sujeito e predicado;
  • Tipos de sujeito;
  • Predicado nominal;
  • Predicativo do sujeito.
(SEGUNDO)
De 23/03
A
31/08
  • Relato biográfico
  • Texto expositivo
  • Crônica
  • Piada
  • Esquete
  • Anedota
  • Predicado verbal
  • Transitividade verbal;
  • Complementos verbais – objeto direto e indireto;
  • Conjunções (locuções conjuntivas) subordinativas e adverbiais;
  • Pronomes oblíquos com função de objeto;
  • Predicativo do sujeito;
  • Predicativo do objeto;
  • Predicativo verbo-nominal
  • Complemento nominal;
(TERCEIRO)
De 01/09 a
A
  • Página de diário
  • blog
  • Sinopse
  • Jogo dramático
  • Diálogo argumentativo
  • Relato de experiência vivida
  • Artigo científico
  • Esquete
  • Roteiro para esquete
  • Reportagem
  • Regência – noções;
  • Conectivos - onde/ em que
  • Vozes verbais;
  • Agente da passiva
  • Pontuação - aspas, parênteses, travessão duplo;
  • Parônimos;
  • Variações lingüísticas regionais;
  • Acentuação gráfica - oxítona, paroxítonas e proparoxítonas - revisão